Para aqueles que desejam seguir uma vida acadêmica podem pensar que o inglês não precisa ser aprofundado, uma vez que desejam realizar seu curso de graduação, assim como o mestrado e doutorado dentro do país. Contudo, engana-se quem pensa assim. 

Desde o momento de entrar na faculdade até as demais etapas da vida acadêmica, o inglês se faz presente e necessário. Quer saber como? Continue lendo o texto. 

Como o inglês se aplica no início da vida acadêmica? 

Para seguir uma vida acadêmica existe primeiro a necessidade de entrar em uma faculdade e para isso existe uma série de opções que você pode escolher, contudo quase todas precisam de um entendimento básico sobre a língua inglesa. 

Os vestibulares e exames aplicados para uma vaga na universidade, assim como bolsas, possuem uma prova de inglês e, mesmo que não seja o principal ponto dessas provas, é importante conseguir bons resultados para sair na frente dos concorrentes, principalmente em cursos muito disputados. 

É importante saber quais são os principais pontos cobrados no vestibular que você vai fazer para estudar de forma focada o que é interessante. Por isso, separamos os principais e suas características. 

Enem

O Enem  é aplicado uma vez ao ano e é válido para a maioria das vagas de universidades do país, assim como principal meio de conseguir bolsas nas faculdades particulares. Ele abrange todas as matérias e é a principal oportunidade para entrar na vida acadêmica para a maioria dos estudantes.

O objetivo dessa prova é testar o seu conhecimento da língua inglesa, assim como o seu raciocínio, necessitando um conhecimento básico, mas bastante abrangente sobre o inglês.

Fuvest 

O vestibular é para aqueles que desejam ingressar na USP e tem provas de inglês voltadas para interpretação de texto. Sendo importante ter familiaridade com um grande número de gêneros textuais escritos em inglês e alguma habilidade de escrita para a segunda fase. 

COMVEST 

O vestibular da UNICAMP, também gosta de trabalhar mais com a interpretação textual e a capacidade de compreender a língua inglesa dentre todos os gêneros textuais. 

UEL 

A prova é para a Universidade Estadual de Londrina e tem como característica ter a sua prova de inglês com base em charges e matérias curtas em inglês, o que pode exigir do candidato um certo conhecimento geral de atualidades. 

Dicas para estudar para os vestibulares: 

Por causa de muitos desses vestibulares pedirem um inglês mais básico e interpretativo é necessário que o aluno tenha familiaridade na leitura do inglês e conforto para fazer isso em suas diversas formas, desde uma história até poemas e artigos. 

Além disso, é importante verificar se a prova que vai ser realizada não possui uma parte escrita, sendo importante também fazer questões nesse sentido. 

Como estudar para as provas de inglês nos vestibulares? 

Para te ajudar a conseguir melhores resultados no seu vestibular, separamos algumas dicas para que seus estudos sejam mais efetivos:

  • Realizar provas antigas; 
  • Ler textos diversos em inglês; 
  • Ouvir músicas em inglês acompanhando a letra; 
  • Praticar tempos verbais; 
  • Buscar expressões e gírias em inglês; 
  • Aumente o seu vocabulário; 
  • Entre outros;

Após o vestibular, como é a vida acadêmica e o inglês? 

Mesmo durante o seu Ensino Médio você pode chegar a conclusão que deseja realizar uma faculdade fora do país com língua nativa inglesa, sendo necessário saber bem mais do que o básico e comprovação do seu conhecimento por meio das provas de proficiência. (link do texto escrito sobre) 

Contudo, desejando realizar um dos vestibulares citados, assim como vários outros ao redor do país e entrando na vaga da faculdade dos sonhos é necessário avançar o seu conhecimento da língua inglesa para a sua vida acadêmica. 

Durante o seu curso pode ser necessário a leitura de artigos estrangeiros, sendo preciso bem mais do que o básico e uma boa interpretação do inglês, uma vez que textos acadêmicos possuem uma linguagem mais formal e rebuscada, além de um vocabulário muito próprio da área. 

Tal situação pode acontecer seja pela dificuldade de encontrar a tradução daquele texto ou pela falta de autores de língua portuguesa que abordam esse assunto. Sendo necessário um entendimento aprofundado da língua ou a ajuda de colegas solidários para traduzir o texto (o que nem sempre acontece). 

A vida acadêmica, mestrado e doutorado, com o inglês. 

Para dar continuidade na sua vida acadêmica é necessário saber inglês. Mesmo que durante todo o curso você consiga alguém que o ajude com os textos na língua inglesa, no momento de um mestrado ou doutorado é necessário apresentar um certo nível de conhecimento. 

Dependendo do seu curso ou área de interesse é importante apresentar até o certificado comprovando o seu nível de inglês. 

Se durante o seu curso foi necessário saber a língua para ler alguns textos, agora isso vai se tornar uma necessidade mais frequente. 

Além da possibilidade de ter aulas ou palestras com professores estrangeiros, sendo necessário ter mais do que a capacidade de leitura e interpretação de texto. 

Isso tudo sem contar a possibilidade de fazer o mestrado e o doutorado fora do país. Sendo, nesses casos, ser fluente na língua e ter domínio dos vocabulários específicos da sua área de atuação.   

Se a vida acadêmica não é do seu interesse, o inglês continua sendo importante. 

Como dito no início do texto, o inglês pode ser um diferencial para você, mesmo que o seu objetivo não seja seguir a vida acadêmica

No mercado de trabalho, saber falar inglês pode garantir vagas mais altas na empresa, além de possibilidade de crescimento mais rápido, uma vez que, dependendo do seu cargo seja necessário conversar ou escrever em inglês. 

Essa realidade é aplicada nas mais diversas funções e profissões, sendo que muitas vezes é necessário comprovar o seu nível e habilidade em inglês por meio de certificados ou durante a sua entrevista. 

Saber falar inglês de modo fluente e com segurança é importante para entrar na vida acadêmica, se manter nela ou seguir para o mercado de trabalho. 

Deseja já começar a trabalhar o seu futuro profissional? Entre em contato conosco ou veja quais são os cursos que oferecemos.