A Cultura Inglesa, percebendo a nova necessidade de nossos alunos, assim como a oportunidade de inovar, buscou maneiras de implementar a cultura digital no nosso meio da melhor maneira possível. 

Quer saber mais o que é cultura digital, como é a educação digital, assim como as medidas tomadas pela Cultura Inglesa para que ela fosse implementada da melhor maneira possível? Continue o texto. 

O que é cultura digital? 

É  a mudança na cultura presente de uma empresa, ou seja, a valorização e implementação do digital dentro dos processos e hábitos de seus funcionários. 

A cultura digital para educação seria bem mais do que o uso de slides, seria a integração do digital dentro das práticas pedagógicas. Ou seja, seria a implementação da tecnologia durante as aulas e parte essencial no processo de aprendizado.

Sendo assim, as aulas são planejadas e fundamentadas com o uso de alguma ferramenta tecnológica como: 

  • Vídeos;
  • Jogos;
  • Criação de conteúdo; 
  • Podcast;
  • Entre outros;

Essa mudança permite que os professores usem as ferramentas digitais disponíveis para ajudar no processo de aprendizagem dos estudantes e com isso deixar tudo mais dinâmico e atrativo. 

Vantagens da aplicação da cultura digital. 

Além da modernização do processo, a cultura digital permite: 

  • Maior possibilidades de ferramentas. 

Dentro de uma cultura digital os alunos podem aproveitar todas as possibilidades presentes na tecnologia, de modo a testar seus conhecimentos de forma leve e divertida. 

Com a cultura digital no ensino do inglês, é possível que a aprendizagem aconteça de forma descontraída, promovendo o aumento do vocabulário ou praticando a sua leitura e escrita, já que muito conteúdo que possa ser chamativo para os alunos é produzido na língua inglesa. 

Além disso, a cultura digital ajuda na atenção e no interesse do aluno, uma vez que ele pode escolher dentre uma infinidade de possibilidades aquela que se adaptar melhor ao seu processo de aprendizagem e seu gosto pessoal.

Sem contar que grande parte dos estudantes mais jovens já vivem nessa cultura digital, tendo a necessidade que exista o uso de tecnologia de forma orgânica dentro do seu estudo. 

Com isso, ele não só tem uma adaptação melhor, como também se sente mais confortável e acolhido com essa mudança. 

  • Permite um maior desenvolvimento do aluno na cultura digital e no pessoal.

Mesmo que a pessoa já tenha uma certa familiaridade no meio digital, a implementação da cultura digital ajuda a desenvolver melhor todo o conjunto de habilidades necessárias para um bom aproveitamento das tecnologias.

Dentro da cultura digital é apresentado outras possibilidades do uso da tecnologia para os alunos que o ajudarão a longo prazo e em outras áreas da vida. 

Além disso, esse método de ensino permite que o aluno ganhe uma postura ativa na sua educação, estimulando:

  • Criatividade;
  • Autonomia; 
  • Liderança; 
  • Comunicação efetiva; 
  • Gestão de tempo;
  • Solução de problemas; 
  • Entre outros;
  • A cultura digital otimiza processos dentro das escolas.

Seja para passar um dever de casa, corrigir uma prova ou trabalho em grupo, a cultura digital permite uma otimização desses processos, com isso gastando menos tempo e energia. 

Essa mudança permite que os estudantes possam priorizar aquilo que favorece mais seu aprendizado e, durante a realização de exercícios, recebam feedbacks imediatos, ajudando-os a compreender melhor seus erros e descobrindo qual parte da matéria entenderam melhor. 

Cultura digital e transformação digital: Qual é a diferença?

A cultura digital diz respeito à maneira de organização, priorização e preferência do uso das ferramentas digitais no seu meio de forma orgânica. Sendo, portanto, parte da cultura do local. 

Já para a transformação digital, diz respeito à mudança que uma empresa ou escola passa ao ganhar estrutura tecnológica.

Diante dessas diferenças é possível perceber que uma escola pode ter passado por uma transformação digital, mas sem ter a implementação da cultura digital. 

Isso se dá quando escolas possuem computadores ou outras tecnologias, mas usam raramente ou quando isso acontece, elas são colocadas como parte secundária no processo.

O que a Cultura Inglesa fez para trazer a cultura digital? 

Compreendendo o momento no qual estamos inseridos e a possibilidade de aproveitar isso como oportunidade para a implementação efetiva da cultura digital, a Cultura Inglesa se preparou. 

Dentre os cursos, novas plataformas e maneiras de dar aulas, percebemos o quanto é benéfico o uso da tecnologia na nossa escola, deixando nossos alunos mais preparados e encantados com a língua inglesa.

Plataformas usadas: 

A Cultura Inglesa, para atingir com efetividade a sua transformação digital, buscou algumas plataformas que a ajudariam com esse objetivo. 

O Google Workspace for Education tem um conjunto de ferramentas voltadas para instituições de educação, atendendo às nossas necessidades e as dos nossos alunos. 

Tudo isso com a parceria da Inicie Educação, uma empresa especializada em consultoria em tecnologia educacional, para que nossos professores pudessem implementar a cultura digital e um maior aproveitamento dessa plataforma. 

Também foram realizados com nossos professores cursos e oficinas, com alguns deles ganhando reconhecimento na proficiência no uso das ferramentas. 

Além disso, fazemos um processo  de capacitação profissional com a Troika, empresa que trabalha com consultoria de inovação pedagógica, gestão educacional e produção de conteúdo. 

Uso de games: 

Já para os alunos mais novos implementamos a Geppetto, uma plataforma que usa de games para o reforço e aprendizagem dos alunos. 

Com essa plataforma é possível ter acesso a vários conteúdos, jogos e missões que encantam e empolgam os alunos. 

Projetos implementados pela Cultura Inglesa: 

  • Be Internet Awesome (Seja Incrível na Internet)

A Be Internet Awesome é uma iniciativa que busca deixar os estudantes mais críticos ao conteúdo e comportamentos que tem na Internet. 

Ideia proposta pela Google, busca promover cuidados com: 

  • Compartilhamento de informações;
  • Segurança na internet;
  • Privacidade;
  • Campanhas de anti-bullying. 
  • Adaptação dos materiais. 

Para a implementação efetiva da cultura digital, os professores aproveitaram todas as possibilidades que as tecnologias oferecem. Sendo assim teve uso de: 

  • Telenovelas; 
  • Podcasts; 
  • Criação de conteúdo; 
  • Vídeos;
  • Dentre outros;

Todo esse conhecimento e mudanças feitas pela Cultura Inglesa desde o início da pandemia do coronavírus, tem como objetivo deixar nossas aulas mais atrativas e nossos alunos como grandes protagonistas no seu processo de aprendizagem. 

Sendo um trabalho engrandecedor e cheio de novidades para nossos alunos e para nossos professores. 

Caso tenha interesse de saber mais sobre nossos cursos ou como estamos realizando nossas aulas, entre em contato